Muitas dúvidas rondam a cabeça do cliente na hora de solicitar serviços gráficos ou mesmo contratar um profissional para elaborar o bendito do arquivo em Corel que será utilizado na impressão. Uma delas é como deve ser chamado o produto final do trabalho desenvolvido pela gráfica.
O que aconteceu é que, após a entrada maciça dos computadores em nossas vidas, estas áreas se misturaram em alguns pontos e um passou a realizar a função do outro, às vezes por conveniência, falta de opção ou até sem intenção do profissional gráfico.
Mas existem diferenças e elas aparecem quando temos uma necessidade específica, onde o conhecimento de uma ou outra área afeta o resultado final do trabalho.
Vamos falar de 4 tipos de trabalhos desenvolvidos para gráficas: Diagramação, Arte Final, Design Gráfico e Criação.
Os produtos elaborados pelos dois primeiros devem apresentar obrigatoriamente características mais técnicas e dos dois últimos conceituais.
Diagramação
É a adaptação de textos e imagens a uma programação visual estabelecida anteriormente, seja um folder, uma embalagem, revista ou jornal, tendo como foco principal hierarquia das informações, equilíbrio entre textos e imagens e tipologia utilizada. É para ser um profissional rápido.
Nos dias de hoje é muito comum multinacionais e grandes empresas possuírem um “Manual de Identidade Corporativa” que contêm todas as regras para diagramação dos projetos gráficos, muitas vezes acompanhados de seus devidos templates editáveis para agilizar o processo e reduzir custo.
O diagramador NÃO cria ou revisa texto, não ilustra e nem seleciona as imagens que vão no material. O cliente ou designer faz isso antecipadamente e envia o material à ele.
Exemplo 1: Se você tem um folder para o Equipamento X, e quer desenvolver um que siga a mesma linha para o Equipamento Y, solicite uma diagramação.
Exemplo 2: Elaborei um rótulo para o Shampoo Hortelã e quero lançar Shampoo Cereja, substituindo o fundo de verde para rosa, trocando a imagem e o texto.
Arte Final
É um arquivo finalizado tecnicamente, pronto para impressão, de uma ideia concebida pelo Cliente ou por um Diretor de Arte, ou seja, é o polimento de algo criado por outra pessoa.
Neste caso o cliente fornece arquivo com as linhas gerais da peça (pode ser em qualquer formato: Word, Power Point) ou mesmo um rascunho, e a gráfica faz a editoração eletrônica do trabalho. Facilita se o cliente fornecer as imagens, textos e planilhas separadamente, isso vai agilizar o processo e baratear o custo do desenvolvimento.
O Arte Finalista NÃO ilustra, cria texto ou revisa.
Em relação as imagens, ele pode auxiliar o cliente a encontrar uma imagem que transmita o mesmo conceito da sua ideia inicial que possibilite uma reprodução de qualidade. Também pode fazer recomendações para melhorar o trabalho, como o tamanho das fontes, cores, etc, mas a palavra final é do próprio cliente.
Exemplo 1: Eu fiz um rabisco aqui neste papel de pão. O título é esse, quero uma foto de uma família sorrindo com um efeito esfumaçado no lado direito e o texto do lado esquerdo. Aqui em baixo quero um Splash vermelho escrito 90% de desconto e o logotipo bem grande, uns 15 cm, aqui no rodapé e o fundo verde limão.
Exemplo 2: Um Designer desenvolveu esta apresentação em Power Point e ficou muito bonita, todo mundo adora. Acontece que o sujeito sumiu e quero adaptar este material para um folder. Tenho este texto resumido e uma ideia de como deveriam se posicionar o material, as imagens em alta resolução não possuo, mas quero algo semelhante ao que foi elaborado. Um Arte Finalista certamente pode ajudá-lo.
Design Gráfico
Aqui a coisa começa a se complicar.
O Design Gráfico traduz visualmente um conceito ou uma ideia em uma peça com um objetivo claro, normalmente vender algo. Esta tradução pode se dar em um Catálogo, Embalagem, Rótulo, Site, Comunicação Visual e até o produto em si.
É por isso que encontramos designers especializados em tantas coisas diferentes (editorial, de embalagem, web, de marcas e por aí vai), cada uma com o conhecimento técnico específico de sua área. É por isso que você tem um bom motivo para não usar o designer que fez seu site para desenvolver um impresso. Dificilmente ele terá a qualificação técnica para se responsabilizar pelo trabalho.
O designer fornece todo seu conhecimento técnico, social e cultural para elaborar um material que melhor atinja a necessidade do cliente, transformando uma ideia em algo “palpável” através de um Briefing, onde o cliente determina o conceito a ser transmitido e o público alvo a ser atingido.
O designer NÃO cria ou revisa texto. É parte do trabalho do designer participar pró ativamente de todo desenvolvimento do trabalho, compartilhar sua opinião, colaborar para escolha dos profissionais terceirizados envolvidos, escolher imagens e defender seu trabalho dizendo alguns “nãos” se necessário.
Tente não torturar seu designer, determinando aleatoriamente as cores que você quer usar, tamanho da letra e outros detalhes que muitas vezes ele teve trabalho para escolher e, teoricamente devia saber melhor que você. Mas QUESTIONE TUDO! NADA NO DESIGN DEVE SER FEITO POR ACASO. A resposta tem que estar na ponta da língua.
Exemplo 1: quero lançar a Papinha de Bolinha e preciso de um rótulo que se destaque na gôndola do supermercado. Ele é destinado para crianças, existem 100 parecidos mas o meu é muito mais saudável e natural pois contém bolinhas verdes e quero que o produto passe essa ideia.
Exemplo 2: preciso fazer um catálogo geral para minha empresa de Máquinas Agrícolas, ressaltando o investimento e o avanço tecnológico ocorrido na última década e apresentando cada um dos equipamentos de forma clara, séria e objetiva. Tenho este texto mas vou resumi-lo, pois tem muita informação técnica, depois passo para você.
Criação
Trabalhos de Criação estão muito associados aos prestados pelas Agências de Publicidade, Diretores de Arte e Redatores. Envolve todo conceito necessário para a execução de um trabalho gráfico ou comunicação.
Neste tipo de trabalho além da parte gráfica, é dada uma atenção especial ao texto, por isso são feitos normalmente em dupla (redator/diretor de arte). No geral a criação é o serviço contratado para elaboração de anúncios, outdoor, comerciais, banners, e-mail mkt, entre outros. Para gráficas são destinadas peças como cartazes, malas direta, flyers, encartes, jornais de supermercados e materiais de apelo promocional, onde a chamada pode fazer todo diferencial no impacto da comunicação e no retorno sobre o investimento.
O serviço de criação vem casado com redação, design, arte final e diagramação.
Se você tem uma agência que não tem redator, você recebe uma criação capenga. Por isso é SIM responsabilidade da agência, criar, revisar textos e garantir que o trabalho saia perfeito.
Para isso ela DEVE cobrar, assim sendo este serviço pode custar um pouco mais caro. É o preço da sua tranquilidade.
Exemplo 1: preciso desenvolver um folder para uma promoção um linha de cosméticos em minha loja. O público alvo são mulheres, acima de 25 anos e quero fazer um título para passar a ideia de que aquela promoção é imperdível e convencer as mulheres de que para ficarem bonitas elas não podem perder esta promoção. Não tenho foto, texto, nada.
Exemplo 2: estou com uma campanha publicitária em TV, Outdoor e Internet para vender jujuba e quero fazer um flyer para distribuir enquanto a campanha estiver no ar. Contrate a agência que desenvolveu os outros materiais, assim sua campanha ganha mais consistência e identidade.
Como vou saber se o profissional que estou contratando é apto para realizar meu trabalho?
Simples. Conheça o portfólio dele!
Verifique se você gosta do estilo dos trabalhos desenvolvidos por ele, pergunte detalhes do trabalho para saber seu grau de envolvimento. Quem fez o texto? Quem escolheu as fotos? De quem foi aquela ideia que você gostou? Quem criou o título? Onde foi impresso?
Leve uma referência e pergunte se ele saberia fazer algo semelhante. Veja se ele tem experiência em material impresso. Não é por que ele fez um ótimo site para você que ele saberá fazer seu catálogo.
Faça uma entrevista mesmo com o sujeito. Se tiver alguma dúvida procure outro profissional, use a internet, busque indicações, evite os famosos sobrinhos, primos, etc…no fim que paga o pato é você.