Zip Grafica

A psicologia das cores

As cores podem mudar a sua percepção das coisas, e a área da psicologia das cores visa analisar essa relação.

É um estudo que visa mostrar as maneiras que o nosso cérebro identifica cada cor, transformando-as em sensações. Esta influência nas cores pode ser observada em diversos elementos, como na decoração de escritórios e casas, nos comerciais publicitários, na moda, entre outros aspectos. Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre este fundamento.

Como surgiu a psicologia das cores

O primeiro teórico que estudou as cores e suas sensações na mente foi o cientista Wolfgang Von Goethe, autor da “teoria da cor”. Segundo seus estudos, a cor não é dependente apenas das luzes presentes no ambiente, mas sim da maneira que nós percebemos um objeto. Os tons identificados são subjetivos, e os efeitos das cores são mais amplos.

Cores como o amarelo, laranja e vermelho, chamadas também de cores quentes, ajudam a trazer um maior dinamismo, e estímulo. Por sua vez, as cores frias, como verde, azul e roxo, têm uma propriedade mais calma, capaz de trazer mais suavidade ao ambiente.

Veja o significado de cada cor

Agora você vai conhecer o significado de cada uma das principais cores existentes. Uma cor é muito mais que uma iluminação, é uma percepção de sensações.

Cores quentes

Amarelo – Esta é uma cor quente e que propicia muito brilho. O amarelo significa a divindade em diversas culturas, por esta ser a cor do sol. Ajuda a motivar alegria, bem como despertar atitudes criativas. Pode servir também como calmante nos nervos e até aliviar dores de cabeça.

Laranja – Sua representação é ligada à alegria, o verão, ao calor, ou até mesmo à juventude. A cor ajuda no aumento da confiança, a fim de proporcionar otimismo, bem como estimular a melhor respiração por conta do seu brilho.

Vermelho – É o símbolo da sensualidade, do erotismo, da paixão, e que também se associa a perigos. É a cor mais quente de todas, mas pode gerar reações de maior agressividade.

Cores frias

Azul – Cor que funciona como um calmante voltado para as situações mais profundas. O azul ajuda na transmissão da bondade e paciência, sendo atuante inclusive na depressão. É atuante para acabar com energias negativas.

Verde – Representa a esperança de dias férteis. A cor também age como hipnótica, por ajudar no combate à insônia e a problemas nos nervos, contribuindo para a redução da fadiga e de dores de cabeça.

Roxo – É voltado para a intuição, mas também permite dar a sensação de melancolia. Ajuda na redução da ansiedade e do medo, assim atuante para a criatividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×